Aproveite nossos CUPONS PROMOCIONAIS* | Toda a loja em até 6x sem juros no cartão
Lavar roupa de bebê pode ser uma tarefa desafiadora para os pais e cuidadores de recém-nascidos, principalmente para aqueles que estão fazendo isso pela primeira vez na vida.
Como a pele delicada dos bebês é mais propensa a irritações e alergias, é importante tomar alguns cuidados especiais ao lavar a roupa dos pequenos.
Tais cuidados vão desde a escolha dos produtos utilizados no processo, até a forma de lavar e secar as roupinhas, pois tudo deve ser bem pensado para evitar que as peças se tornem fonte de desconforto para o bebê.
Por isso, neste post vamos explorar algumas dicas e recomendações para garantir que a roupa do seu bebê fique limpa e segura para uso, sem prejudicar a pele dele. Boa leitura!
Uma dúvida muito recorrente dos pais e cuidadores de recém-nascidos, principalmente os de primeira viagem, é sobre a necessidade de lavar a roupa do bebê antes do primeiro uso.
Nesse sentido, vale lembrar que é recomendado lavar a roupa do bebê antes de usá-la pela primeira vez, mesmo que ela esteja nova e nunca tenha sido usada.
Essa primeira lavagem remove qualquer poeira ou resíduos que podem ter ficado na roupa durante o processo de fabricação, manuseio ou transporte.
Além disso, lavar a roupa antes de usá-la ajuda a remover quaisquer produtos químicos ou irritantes que podem ter sido usados durante o processo de fabricação ou tingimento da roupa.
A pele do bebê é muito delicada e sensível, por isso, é importante tomar alguns cuidados especiais para garantir que a roupa que usamos neles não cause irritações ou alergias.
Lavar a roupinha antes do primeiro uso é, portanto, uma atitude fundamental e que deve ser feita para garantir a saúde e o bem-estar dos pequenos.
Outra dúvida bastante comum é sobre a possibilidade de lavar roupa de bebê na máquina. Afinal, isso danifica a roupinha? Pode ter algum resultado negativo para o bebê? Reduz a vida útil da roupa?
Lavar a roupa do bebê na máquina é uma opção prática e eficiente, principalmente quando temos muitas roupas para lavar e pouco tempo para fazer isso.
Antes de usar a máquina para lavar roupas de bebê, é importante verificar se ela está limpa e higienizada, pois não devem restar resíduos de produtos químicos que foram usados em outros ciclos de lavagem.
Para garantir roupinhas mais limpas e higienizadas, é interessante utilizar a água morna no lugar da água quente nesse processo. Isso porque a água muito quente pode danificar a fibra dos tecidos ou mesmo fazer com que a roupa encolha, reduzindo a sua vida útil.
Também é necessário utilizar um sabão suave e que não tenha fragrância, pois o sabão com cheiro muito forte costuma ter muitos produtos químicos que podem ser irritantes para a criança.
No mercado, você encontra alguns tipos de sabão para lavar roupas específicos para roupinhas de bebê. Entre eles, alguns são ainda hipoalergênicos e ideais para crianças que têm a pele muito delicada.
Antes de lavar a roupa do bebê na máquina, lembre-se de consultar a etiqueta da roupa para saber se ela pode ir na máquina ou se deve ser lavada à mão.
Algumas peças são muito delicadas e não suportam os movimentos da máquina. Além disso, existem tecidos que não podem ser lavados em água quente ou passar pelo ciclo da secadora.
Ao tomar esse tipo de cuidado, as roupas do seu bebê ficarão sempre limpas e poderão durar por mais tempo.
Antes de começar a lavar a roupa do seu bebê, é importante separá-la da roupa de outras pessoas e escolher um sabão suave e sem fragrância para lavá-la.
A pele delicada dos bebês é mais propensa a irritações e alergias, por isso é importante evitar produtos químicos fortes e perfumados. Depois de escolher o sabão certo, lave a roupa do seu bebê em água morna e enxágue bem para remover todo o sabão e qualquer resíduo.
Se possível, lave a roupa do seu bebê separadamente da roupa de outras pessoas para evitar contato com produtos químicos ou irritantes.
Depois de lavar e enxaguar a roupa, basta deixar secar naturalmente ou, se a peça permitir, usar a secadora para garantir que esteja pronta para o uso.
Lembre-se de sempre ler as instruções de lavagem nas etiquetas da roupa do seu bebê antes de começar a lavá-la.
Aqui também vale uma dica importante para garantir que as roupas de bebê sejam bem higienizadas:
Ao seguir essas dicas, você garante que as roupinhas do seu bebê estarão sempre limpas e higienizadas na hora que ele for usar. O resultado é um bebê mais feliz e sem alergias ou irritações.
Como você viu até aqui, o sabão usado para lavar a roupa de bebê deve ser diferente daquele que geralmente utilizamos para lavar as roupas dos demais membros da família.
Nesse sentido, você deve escolher um sabão para roupas delicadas, pois é mais suave. Além disso, é interessante que esse sabão não tenha fragrância, pois o cheiro forte de alguns tipos de sabão normalmente vem de produtos químicos fortes e que podem irritar a pele da criança.
Ao procurar por um sabão para lavar roupa de bebê no mercado, você perceberá que algumas marcas têm produtos específicos para esse tipo de roupinha, o que facilita muito a nossa vida.
Se possível, dê preferência para produtos que trazem a informação “hipoalergênico” em seu rótulo, pois isso mostra que sua composição não tem produtos químicos que podem causar alergias.
Primeiramente, precisamos destacar que não é recomendado usar amaciante na roupa de bebê.
Os amaciantes para roupas são produtos químicos que podem deixar resíduos no tecido e irritar a pele do seu bebê, isso na maioria das vezes.
Além disso, alguns amaciantes contêm fragrâncias que podem ser prejudiciais para a saúde dos pequenos, especialmente se eles tiverem problemas respiratórios ou alergias.
No entanto, existem alguns tipos de amaciantes que podem ser utilizados nas roupas de bebê.
Para saber se o produto pode ou não ser usado nesse tipo de roupinha, é preciso verificar o seu rótulo para saber se passou por testes dermatológicos e se é seguro para roupas de bebês.
Além disso, os pais e cuidadores devem escolher produtos que não tenham um cheiro muito forte, pois podem ser prejudiciais para a criança.
Se você quer deixar a roupa do seu bebê macia e perfumada, mas sem usar amaciantes, uma opção é usar óleos essenciais ou spray de água de rosas diluído em água para dar um toque perfumado à roupa.
No entanto, é importante lembrar de testar o produto em uma pequena área da roupa antes de usá-lo plenamente, isso para garantir que não irá manchar a peça ou causar irritações ao bebê.
Ao longo da gestação, é comum que as mamães e os papais comecem a montar o enxoval do bebê com alguma antecedência. Além disso, também é comum que ganhem muitas roupas de bebê ao longo desse período.
Assim surge uma dúvida importante: quando lavar as roupinhas de bebê antes do parto?
Como a gestação normalmente dura entre 36 e 40 semanas, a maioria dos pais e cuidadores começam a lavar as roupinhas do bebê próximo da 30ª semana de gestação.
Isso porque pode acontecer de a criança se adiantar um pouco e nascer antes do previsto. Dessa forma, é importante que ela já tenha algumas roupinhas prontas para usar, como um macacão, um body e uma saída de maternidade.
Ao fazer isso, é importante cuidar para que as roupinhas já lavadas e higienizadas sejam guardadas em um local limpo e fechado, para que não peguem poeira até o momento do primeiro uso.
Como você viu até aqui, lavar as roupas de bebê pode ser mais simples do que você imagina, mesmo sem ter nenhuma experiência prévia no assunto.
É importante lembrar que a pele delicada dos bebês é mais propensa a irritações e alergias, por isso, deve-se tomar alguns cuidados especiais ao lavar a roupa dos pequenos.
Se você seguir as dicas e precauções que trouxemos ao longo deste post, pode garantir que a roupa do seu bebê fique limpa e segura para o uso. Além disso, perceberá que as roupinhas vão durar mais, pois terão sua aparência e qualidade preservadas.
Assim, se você gostou dessas dicas, não se esqueça de compartilhar com amigos e familiares que também estão em dúvida sobre como lavar roupa de bebê. Esperamos ter te ajudado e te convidamos a conferir outras dicas como essas aqui no blog da Cabide Infantil!
Cabide Infantil e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.